CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DO AÇAÍ

Fruta é rica em cálcio, ferro, potássio e zinco, essenciais para o organismo.

Considerada uma superfruta por causa dos nutrientes, o açaí deixou de ser apenas um alimento. Muito consumida no Brasil, a fruta típica dos ribeirinhos do norte do País também previne contra o câncer, controla o colesterol e preserva os neurônios. É o que aponta um estudo da Universidade Tufts, nos Estados Unidos.

A nutricionista do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro, ligado ao Ministério da Saúde, Rossana Gibson, destaca os benefícios do açaí.

“É um alimento que além de nutrir, pode agir em outros benefícios para a saúde. Ele reduz o colesterol e tem uma grande composição de gorduras mono e saturada. E isso é importantíssimo para baixar o colesterol ruim. Então ele ajuda nas doenças cardiovasculares, ele tem uma propriedade muito importante com anti-inflamatório, você ajuda a combater diarreia, a combater alguns tipos de câncer, a prevenção. Então ele tem vários nutrientes que transforma ele, como ultimamente ele tem se chamado, em uma superfruta”, explica Rossana.

A nutricionista conta que a fruta do açaí não é calórica, tem em média 60 calorias por cada cem gramas. Na verdade, o que engorda são os complementos que as pessoas colocam, como leite condensado, mel, granola com açúcar e leite em pó.

Rossana Gibson ensina como as pessoas devem comer açaí. “Na verdade, você tem que ter uma variação de frutas por dia. Você não pode consumir só um tipo de uma fruta porque as outras frutas também têm outras vitaminas, outros minerais. Se você consumir uma porção de cem gramas três vezes por semana, até quatro vezes por semana não tem problema”, destaca Rossana.

3 Comments

Write a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *